terça-feira, 8 de setembro de 2015

SPDA: Cama de faquir

- Para garantir que uma descarga atmosférica não atinja uma instalação é comum espalhar na cobertura várias hastes para-raios de forma a impossibilitar que uma esfera eletrogeométrica entre em contato com a edificação, veja a figura.

- Em muitos casos não é possível instalar uma única haste para-raios para proteger toda a edificação. Pode haver situações em que se quer evitar o aparecimento da haste para-raios, em geral de péssimo aspecto, que atrapalha a arquitetura da edificação. A utilização de várias hastes para-raios curtas substitui um haste para-raios longa.

Figura: Edificação com SPDA tipo cama de faquir

- Na figura anterior também é mostrado a proteção contra descargas atmosféricas quando é colocado no perímetro externo da cobertura um cabo para-raios. Neste caso a esfera eletrogeométrica ou entrará em contato com este cabo ou com o solo. No caso da figura vemos um cilindro entrando em contato com o cabo para-raios e com o solo, isto decorre da rolagem da esfera eletrogeométrica ao longo do cabo para-raios no perímetro externo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário