terça-feira, 1 de setembro de 2015

IE: Sobretensão causada por perda do neutro

- Sobretensão causada por perda do neutro, parece outra afirmação esdrúxula. Voltamos aos circuitos elétricos, aquela disciplina amada por todos. Ao romper um dos ramos de um circuito RLC com fonte senoidal dar-se-á um transitório, que é aquela alteração de estado momentânea. Como o L e o C estão presentes, e já sabemos que estes componentes armazenam energia, haverá uma alteração dos caminhos por onde flui a corrente (interrupção do neutro) causando uma mudança do compasso entre o armazenamento e a devolução da energia armazenada, o que pode levar a ter uma tensão maior do que a nominal.

- Na ruptura de um ramo do circuito ocorrerá a troca de energia entre os Ls do circuito com os Cs do circuito, e em caso de ressonância a tensão sobe bastante.

- Você mesmo pode avaliar esta situação montando um circuito simples monofásico, ou bifásico, ou trifásico, e simular este evento computacionalmente. Pode utilizar, por exemplo, o EMPT (ATP) para fazer a análise computacional. Ver “TLM: EMTP ou ATP”.

- Uma instalação elétrica em baixa tensão é apenas um circuito elétrico com Rs, Ls e Cs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário