segunda-feira, 14 de setembro de 2015

M: Passarinho no cabo de alta-tensão

- Entre leigos é comum querer saber o que ocorre com um passarinho que pousa em um cabo de alta-tensão mas entre profissionais da área esta curiosidade não deveria aparecer, só que aparece.

- Como o passarinho está com as duas patas no mesmo cabo condutor ele está numa equipotencial. A corrente que passa pelo cabo condutor causa uma queda de tensão ao longo do cabo por causa da impedância do cabo, mas como a distância entre as duas patas é muito pequena, a queda de tensão entre as duas patas não é suficiente para causar choque elétrico no pássaro. Neste caso a queda de tensão entre as patas do pássaro é irrisória.

- Em cabos de altíssima tensão aparece um gradiente de tensão (campo elétrico) ao redor do condutor que em alguns casos pode até romper o ar circundante. Quando este gradiente de tensão rompe o ar circundante é porque foi atingido a marca de 30 kV/cm, e então temos o que chamamos de efeito corona ou efeito coroa (como preferem os portugueses). Com este valor de tensão radial ao condutor o passarinho morreria eletrocutado, e muito antes de tocar o condutor. Ao se aproximar voando já sente um desconforto causado pelo choque elétrico devido ao campo elétrico circundante ao condutor.

Ver mais sobre corona na aba Miscelâneas: “Perda corona em linhas de transmissão” e “Efeito corona em linhas de transmissão”.


Ver mais sobre tensão de pata e tensão de pata no livro “”Técnicas de Aterramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário