quarta-feira, 9 de setembro de 2015

M: Hardware e descarga eletrostática

- Aqui hardware é relativo ao hardware digital, aquele da informática que por sinal é muito sensível.

- Alguns microchips são fabricados com proteção contra descargas atmosféricas, esta proteção é apenas um conjunto de dois diodos zener colocados na entrada do circuito do microchip. Nem sempre esta proteção é suficiente para proteger o circuito do microchip contra descargas eletrostáticas.

- O ideal é que manusear uma placa de circuito impresso a pessoa esteja livre de carga eletrostática. Para isto é aconselhável a pessoa se aterrar, para isto utilizar um cabo terra com um megaohm, isto é para proteger a pessoa de um choque grave e ao mesmo tempo possibilita o escoamento da carga estática. Uma alternativa para quem não tem esta pulseira é pegar em um eletrodoméstico com carcaça metálica ou em um metal tal como uma maçaneta ou na esquadria metálica de uma janela. Uma vez descarregada pode-se pegar na placa de circuito impresso. Esta solução não é a ideal mais quebra o galho na maioria das vezes.

- A descarga eletrostática mesmo quando não percebida pela pessoa pode danificar irremediavelmente o microcircuito, se a falha não for imediata o tempo de vida fica reduzido, ou pode acontecer que em caso de aquecimento a falha ocorra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário