sexta-feira, 11 de setembro de 2015

M: Lâmpada fluorescente piscando mesmo desligada 1

- Já é bem comum de muitos ver lâmpadas fluorescentes piscando mesmo quando o interruptor está desligado.

- Se a lâmpada não pisca quando está fora do socket por que então pisca quando está no socket? Mágica é que não é. A resposta é simples, tem energia indo para a lâmpada pela fiação que a alimenta.

- Se o interruptor interrompe o neutro que vai para a lâmpada então a fase continua levando energia para esta via o circuito de acionamento. Neste caso, a instalação está errada, sabemos que o interruptor tem que interromper a fase.

- Se o interruptor interrompe a fase e a lâmpada pisca quando desligada, é porque o neutro está levando energia para a lâmpada. O neutro ter energia é bem possível, principalmente em instalações elétricas mal feitas, sabemos que é comum que o neutro tenha alguma tensão com relação ao terra (se preferir: em relação ao PE). Se o circuito da lâmpada está desligado não haverá corrente passando pela lâmpada e portanto não haverá queda de tensão ao longo do condutor neutro que chega a lâmpada; a menos que tenha outra lâmpada ou equipamento sendo servido por este mesmo condutor neutro. Ainda é possível que na barra de equipotencialização do neutro tenha uma tensão causada pela corrente que alimenta outros equipamentos elétricos na instalação. Por fim, mais menos provável, é que o condutor do neutro correndo ao lado de condutores fases sofra uma indução de tensão devido ao acoplamento capacitivo entre o cabo do neutro e o cabo da fase (ou cabos de fases).

- Um modo de evitar o piscar da lâmpada quando estiver com o interruptor desligado é não permitir que a energia que chega a lâmpada carregue o capacitor do circuito de acionamento. Para isto, ao desligar a lâmpada deve-se ligar um resistor de alta resistência que aterre o neutro no cabo PE ou que curto-circuite a lâmpada (mais eficiente). Ao ligar a lâmpada este resistor é desligado do circuito. Antes verifique se a instalação está de acordo com a norma.

- ATENÇÃO: Se você não é técnico ou engenheiro elétrico não faça isto.

- Melhor utilizar um interruptor que interrompa a fase e o neutro que vão para a lâmpada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário