quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EMA: Linhas de força


- As linhas de força ou como são chamadas atualmente, linhas de campo são uma excelente técnica de mostrar a intensidade de um campo, como por exemplo o campo magnético ou o campo elétrico, dois campos de grande interesse para técnicos e engenheiros elétricos.

- As linhas de campo permitem visualizar claramente a distribuição de um campo. Por exemplo, a distribuição de campo elétrico em uma instalação elétrica. Fundamental para instalações como subestações de energia elétrica.

- Campo é um conjunto de vetores, e um vetor tem módulo direção e sentido. Cada ponto do espaço tem um vetor associado, e é a estes vetores todos que chamamos de campo. O campo é de grande utilidade para se saber por exemplo a direção e sentido do campo magnético produzido por condutores.

- Outros campos que não sejam o elétrico e o magnético são por exemplos o campo gravitacional e campo dos ventos. Cada ponto da atmosfera tem associado a direção do vento, o sentido do vento e a força do vento. A biruta, utilizada em aeroportos, mostra a direção e o sentido do vento naquele ponto. A bússola mostra a direção e o sentido do campo magnético.
Figura: Linhas de campo formada por cargas em dois condutores em paralelo.

---


Nenhum comentário:

Postar um comentário