quinta-feira, 6 de agosto de 2015

EMA: Conservação de energia


- A conservação de energia está relacionada entre muitas e muitas coisas com o fator de potência. Você nunca deve ter pensado nisto. O fator de potência está, por sua vez, diretamente relacionado com o reativo do sistema elétrico. Toda instalação elétrica tem cargas, tais como motores elétricos, lâmpadas de led e lâmpadas fluorescentes, que são reativas; como o nome sugere são cargas que reagem. Estas cargas devolvem energia elétrica para o sistema, esta é o reativo.

- Toda energia que não é utilizada para utilizar um trabalho útil, tais como resfriar, mover, esquentar e iluminar, é transformada em energia inútil ou devolvida ao sistema elétrico. Um motor ou uma lâmpada que aquecem estão transformando energia elétrica em energia térmica que nestes casos é inútil, e pode ser até prejudicial.

- É por isto que no curso de engenharia elétrica aprendemos que uma das leis da física mais importantes e com enormes finalidades práticas é a lei da conservação da energia.

- Esta lei diz que “A energia que entra em um sistema é igual à saída de energia deste sistema mais a energia que está neste sistema”, é aquela velha máxima “Nada se perde, nada se cria tudo se transforma.”

- Esta lei está sempre presente no aterramento elétrico e na proteção elétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário