segunda-feira, 27 de julho de 2015

TLM: Hardware


- Os avanços em computação permitem o uso de vários tipos de hardware para a execução de cálculo. Os métodos numéricos como, por exemplo, o TLM, são melhor aproveitados quando o hardware é usado de maneira radical.

- A tradicional computação em série ainda é muito útil cálculo. A computação em série é aquela que faz apenas uma coisa de cada vez. Até mesmo os pequenos processadores Arm que são de longe o processador mais produzido e utilizado no mundo são úteis para métodos numéricos. Claro como tudo tem as suas limitações. O Arm é aquele processador que você tem no seu celular ou tablet, devem existir uns dois ou três bilhões de processadores arm Atualmente.

- Pensando em métodos numéricos, como o TLM apresentado neste blog, é pensar em computação paralela. Computação paralela é aquela que faz duas ou mais coisas exatamente ao mesmo tempo. No seu PC ou Mac você tem como CPU (Unidade Central de Processamento) um duo core ou um quad core, isto significa que você tem dois ou quatro processadores no seu computador, dependendo do tipo de CPU. Tem CPU com mais do que quatro processadores. E ai, vai fazer uso delas, ou vai deixar três descansando enquanto uma trabalha?

- O paralelismo aparece também na placas gráficas, ou placas de vídeo. Estas placas possuem uma unidade de processamento chamada de GPU (graphic processor unit), a qual contém milhares de cores. É isto ai, milhares de processadores. O seu cálculo fica turbinadíssimo. Para editar texto ou gerenciar a internet a GPU é lerda, muitíssimo lerda. A placa gráfica tem um preço bem acessível.

- Por fim, mas não esgotando todos os tipos de unidades de processamento, existe ainda o FPGA. Este hardware é maleável permitindo que o usuário programe nele a sua própria CPU. É isto ai, já existe, e faz tempo, ainda pode ser adicionado ao seu PC. Como tudo tem as suas aplicações, mas sendo bem utilizado faz do seu aplicativo de métodos numéricos virar um foguete.




Nenhum comentário:

Postar um comentário