sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Terra & Neutro


Terra e Neutro
   Antes de seguir para o quadro elétrico principal na instalação o neutro deve ser aterrado no eletrodo de terra colocado no solo. Em outras palavras, entre o barramento de neutro no quadro elétrico principal na instalação e o neutro da concessionária o cabo do neutro deve estar aterrado no solo.

---

Terra, Neutro e BEP
   É possível aterrar o neutro de uma pequena instalação no BEP, desde que o eletrodo de terra em que o BEP esteja ligado seja o mesmo em que o neutro da concessionária está conectado, não caracterizando neste caso um aterramento TN-C. Neste caso, a distância entre o BEP e o eletrodo de terra deve ser menor que 20 m. A bitola do cabo de conexão deve suportar a corrente do neutro mais a corrente de terra.

---

TN-C
   O sistema de aterramento tipo TN-C embora normalizado não é aconselhável. Neste sistema de aterramento o neutro é utilizado como terra. O sistema de terra existe para proteger de eventuais faltas ocorridas no sistema de energia, o qual, como sabemos, é constituído de fase e neutro. A corrente que passa na fase é a mesma que passa no neutro (no caso monofásico e bifásico, no trifásico apenas as harmônicas múltiplas de três ou se houver desequilíbrio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário